Fazer uma seleção de WMS é difícil, caro e arriscado. Você deve escolher uma plataforma que aumente sua eficácia operacional e seja usada por sua equipe.

O gerenciamento de mudanças é uma grande parte do sucesso no ponto de implementação.

Antes de chegar a esse ponto, é importante considerar os erros de seleção do WMS e melhoras que possam impactar suas operações.

Para ajudá-lo a seguir o caminho certo, demos uma rápida olhada em três coisas que podem passar por sua mente e levar a problemas.

FALTA DE CLAREZA SOBRE OS REQUISITOS

Todo WMS é diferente, e muitas vezes toda instalação do mesmo software WMS é um pouco diferente. Você tem requisitos personalizados e qualquer plataforma específica pode ou não abordar esses elementos da sua empresa.

Comece amplamente com grandes preocupações em armazéns e cadeias de fornecimento.

Você tem bens que estragam? Você precisa rastrear documentos específicos por motivos legais ou de conformidade? Quantos armazéns tem hoje e quantos deseja ter nos próximos dois trimestres?

Em seguida, anote e explore os grandes fatores exclusivos do seu negócio. Você precisa de ajuda para programar as suas docas ou ter oportunidades significativas de cross-dock com base em seus pedidos? Você consegue rastrear tudo o que precisa rastrear?

NÃO RECEBER OPINIÕES DE SEUS STAKEHOLDERS

A criação das perguntas e a obtenção das respostas provêm de toda a sua força de trabalho. As empresas geralmente pensam em liderança e executivos que planejam o orçamento e podem analisar os elementos gerais da cadeia de suprimentos e do depósito.

Não se esqueça de fazer um detalhamento e peça à equipe do chão de fábrica para ver quais problemas estão tendo ou o que precisam. Aprenda seus pontos problemáticos para que você possa ver o que uma seleção de WMS pode resolver, ou pelo menos evitar tornar as coisas piores.

Sua equipe de seleção do WMS precisa estar completa. Todos que tocam no produto têm uma perspectiva importante.

Procure as coisas que são fundamentais para concluir e enviar um pedido, bem como interagir com o cliente antes, durante e depois de uma venda. Se os seus representantes de vendas estão constantemente sendo solicitados a fazer atualizações de remessa, não cometa o erro de seleção do WMS de escolher um sistema que não forneça esses dados e trabalhe para melhorar essas preocupações ao mesmo tempo.

NÃO ENFOCANDO O ARMAZÉM ESPECÍFICO

Há algo que o seu armazém faz exatamente certo. Pode ser a velocidade da entrega, ou talvez você tenha gasto tempo criando a caixa perfeita que protege as mercadorias e é agradável de abrir. Suas rotas de coleta podem ser otimizadas por meio de anos de esforço e saber como as vendas mudam conforme o ano avança.

Seja qual for a sua proposta específica – seja uma métrica interna ou algo que os clientes vejam – ela deve estar refletida na decisão do WMS.

Se você está lutando para determinar o que isso pode ser, você pode analisar essas métricas de implementação que podem gerar uma ideia sobre quais benefícios você precisa proteger quando o seu armazém fizer alguma alteração.